quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Auto-ajuda: recomendações brilhantes para se afundar ainda mais

Toda vez que vejo um livro de auto-ajuda como Best seller, fico incrédula, pois é impressionante ver como as pessoas gostam de acreditar que seguir suas vidas através de regrinhas milagrosas resolverá seus problemas.
Acredito que por conta do desespero, esses consumidores se cegam e confiam quando um fulano de tal ( que elas nem conhecem e nem procuram saber quem é ) diz que é bom isso e ruim aquilo, e assim fazem o que tiver que ser feito para conquistarem o sucesso desejado.
Porém, é mais do que evidente que “ essa lição de casa” não resolverá os problemas, ambições e desejos, como se imagina, ou melhor, como é prometido.
Por exemplo, se seguíssemos à risca todas as etapas do livro que resolve os problemas conjugais, poderíamos até retirar de nossa Constituição o direito ao divórcio, e recomendar livros “salva-casamento”! Seria muito melhor a todos!
E aqueles que ajudam a enriquecer, então... nossa, se todos o tivessem, a pobreza do mundo se erradicaria...olha só que maravilha!
Mas o pior de todos é aquele tipo que te acalma, que te molda, que te deixa prontinho para ser O Idiota, que tudo aceita, tudo está bom, e ainda sorri até mesmo nos piores momentos da sua vida, pois uma etapa dizia que sorrir faz bem à saúde....
Tristeza existe na vida de todos. Precisamos dela sim para sobreviver! Ficar sozinho, chorar, sentir saudade, rir, ter desejos, são todos sentimentos e ações essenciais para nos mantermos vivos.
Outra coisa importante: depressão, TOC, síndrome do pânico, entre outras doenças do gênero, não são curadas com auto-ajuda! Mas sim em consultório médico, terapia e a vontade própria conta muito!
Portanto, não há necessidade de desespero e correr para o primeiro monte de páginas que promete trazer a sua alegria de volta, que lhe dirá como enriquecer, como esquecer o amado e etc, pois cada indivíduo tem o seu tempo, o seu ritmo. Respeitando esse tempo, as coisas irão se ajustar, ou pelo menos, no mínimo, servirá de aprendizado ( o conhecimento de si próprio ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário