sexta-feira, 18 de setembro de 2009

IBOPE - excelência na área de mídia

Hoje, pela manhã, fiz um interessante curso no Ibope. Não somente voltado a aprendizados e facilitações para meu cotidiano no trabalho, foi ótimo também para conhecer um pouco mais sobre a utilização da TV pela publicidade brasileira.
Além da parte teórica, como a diferenciação entre vinheta com/sem patrocínio; chamada com/sem patrocínio; merchandising, apresentaram as diversas formas de se veicular uma propaganda nos canais televisivos; o processo desde o início até o final que ocorre no próprio Ibope, e também como se contabiliza a audiência.
Abaixo segue um esquema resumido:

- Publicidade Normal: tradicional, com duração padronizada , dentro de intervalos comerciais ( break ).
- Publicidade Normal Exclusiva: quando há a veiculação de um único anunciante dentro de um break.
- Chamada sem patrocínio: anuncia programas e eventos especiais, sempre fora do programa.
- Chamada com patrocínio: promove programas e eventos, também fora do programa.
- Vinheta sem patrocínio: identifica cada programa em sua abertura, no break ou em seu encerramento. É sempre no próprio programa.
- Vinheta com patrocínio: identifica um evento de curta duração que geralmente possui formato jornalístico e não está previsto na grade da emissora. É sempre ao vivo.
- Vinheta com patrocínio – Boletim: identifica um boletim, ou seja, uma transmissão sobre um evento que está acontecendo ou acontecerá posteriormente ( é o mais comum ). E quando este passa de 3 minutos, é considerado um programete.
- Top: contagem regressiva dos segundos que antecedem a exibição de um programa. E também é utilizado para alinhar, todas as regiões do país, numa mesma programação.
- Bumper: pode ser exibido no decorrer de um programa, como também pode preceder a abertura de um programa. Mostra cenas/cenário do programa com a imagem do produto patrocinado.
- Promoção com cota: promove um evento com patrocínio e/ou oferecimento, como se fosse um “rabicho” montado a parte no comercial. É composto pelo evento e patrocinadores ( têm duração de 5 segundos ).
- Promoção: promove a divulgação de um evento, que pode ser social, esportivo, político e etc, com a participação de um ou mais patrocinadores.

O Ibope é de extrema importância para as agências de publicidade, aos veículos e também aos anunciantes ( estes três são seus clientes). Portanto, possuem uma ampla e organizada estrutura de trabalho interno e também para visitações ( como a que fiz hoje ). Dividem-se em departamentos:
- Programação
- Cadastro de Produtos
- Pesquisa
- Produção
- SAC
- Audiência

O setor de audiência é o mais que mais se escutar falar dessa empresa e seu processo é feito da seguinte maneira:
1- Levantamento sócio-econômico;
2- Seleção de amostra
3- Contratação de domicílios. Não há remuneração, nenhuma troca de favores e nem de presentes, ou seja, é totalmente voluntário.
4- Instalação do People Meter ( aparelho que fará a interligação do domicílio com o Ibope )
5- Treinamento com os voluntários
6- Coleta e validação dos dados
7- Processamento e controle de qualidade
8- Entrega da informação ao cliente.

Através desses processos todos, o Ibope apresenta sua responsabilidade e consequentemente a credibilidade que conseguiu construir e manter a sua excelência na área de mídia.

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