terça-feira, 15 de setembro de 2009

Além da revolta, coragem!

Em dezembro de 2008, o ex presidente dos Estados Unidos George W. Bush, durante uma entrevista coletiva, levou sapatadas do jornalista iraquiano, Muntazer Al-Zaidi. Tal ato não representa apenas uma agressão física, mas também é de extrema humilhação, já que para os muçulmanos o sapato é considerado imundo.
O agressor foi condenado a 3 anos de cadeia, porém após 9 meses fora libertado por ser réu primário e apresentar bom comportamento.
A atitude teve uma repercussão mundial e imagino o quanto esse agressor sofreu por conta das torturas nesses meses todos e até mesmo se não gerou algum problema físico sério. Por isso o considero um homem de coragem! Pois com certeza já sabia das consequências nada boas que viria a enfrentar na prisão.
Por conta de sua coragem, ganhou uma casa nova ( concedida pela TV Al-Baghdadia, um carro ( doado por um benfeitor anônimo ), plano de saúde, dinheiro arrecadado por admiradores, além das propostas de casamento!
Dessa forma eu me pergunto: valeu a pena?
E logo respondo: depende da intenção dele.
Se foi para chamar a atenção, obteve sucesso!
Se foi para acertar realmente, foi um mal sucedido, pois incrivelmente, o presidente conseguiu desviar dos dois sapatos!
Se foi por um puro desabafo, é relativo, pois após liberar sua fúria, veio logo a prisão e a violência.
Enfim, há diversas explicações e visões do ato em si e de suas conseqüências. Ainda não satisfeita, me indaguei com outra questão: e se a moda pegasse no Brasil???

Nenhum comentário:

Postar um comentário